Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TAREFAS DAS ESPOSAS DE SANTANA

As esposas de Santana tinham o marido e os filhos como centro de suas atenções. Todos os filhos muito bem educados e amados.

As tarefas domésticas como cozinhar, lavar, passar, limpar a casa e cuidar dos filhos eram deveres exclusivamente das mulheres.

As roupas eram lavadas a beira de um rio existente, próximo à casa do seu Amado Tertuliano, chamado de fonte, onde as mulheres se reuniam para lavrar e, também, aproveitavam para colocar as fofocas em dia. Na fonte, como era chamada, se sabia de tudo o que estava acontecendo na vila operária de Santana, inclusive, nos subsolos das minas de carvão. Isto não era bem visto pelos maridos. Para eles, eram locais de “ajuntamento”, que poderiam contribuir para a infidelidade do casamento.

Muitas mulheres para evitar confronto com os maridos preferiam carregar águas das bicas até suas casas e colocar nos cochos para lavarem a roupa de toda a família.

As roupas tinham que ser lavadas e torcidas no mesmo dia, porque se as deixassem para o dia seguinte escureciam, devido ao grau de ferro existente na água, resultante da decomposição da pirita, levada aos leitos dos rios existentes na região de Santana pelas águas bombeadas nas minas de carvão.

A faxina era sempre feita nas sextas-feiras. As casas eram muito bem limpas. Todo o assoalho esfregado com palha de aço. As paredes das casas não podiam apresentar machas de gordura. Tudo tinha que estar brilhando.

Os homens dentro de casa eram solicitados apenas para fazer os pequenos reparos como, por exemplo: trocar uma lâmpada. As demais tarefas eram todas das mulheres.

Atualmente, os homens passaram a desempenhar funções que acreditavam serem de exclusividades femininas, como dar mamadeira aos filhos, cozinhar, passar, lavar, ser modelo ou qualquer outra tarefa doméstica.

Amigos de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário