Powered By Blogger

Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FRANCISCO MARTINS - O CHICO, ALFAIATE

Lembro-me de tantas histórias de Santana, mas não podia deixar de falar uma de meu pai: Chico, alfaiate, como era, carinhosamente, conhecido. Meu pai um dos melhores alfaiate da região, sempre trabalhando, honestamente, para sustentar 5 filhas (não era fácil).

Recordo-me, ainda, que muitas pessoas de Santana e região iam a nossa casa para que ele fizesse o terno para os casamentos e festas que iriam acontecer na região. Um dia pedi que fizesse um paletó para mim, pois a costura dele sempre foi perfeita. Ele nunca havia feito nada para mulher e confeccionou um terno pra mim, lindo, maravilhoso, tudo de bom, azul marinho e que guardo até hoje e para sempre guardarei.

Conheço pessoas que ainda têm calças confeccionadas pela minha mãe (dona Nena) que não tinha diploma de costureira, aprendendo no dia a dia, com o meu pai, para ajudar nas despesas com as 5 filhas.

A história acima foi contada pela filha, Lucimara Martins Barzan, a Professora Mara Barzan.

Realmente o seu Chico tinha um estilo próprio de confeccionar os seus ternos, se vivo fosse e trabalhando poderia ser considerado como o Armani santanense por todos nós. Basta vermos, nas fotos antigas de Santana, os ternos por ele confeccionados. Um perfeito estilista, clássico e de bom gosto. O terno que ele fazia se ajustava perfeitamente ao corpo de qualquer homem, com caimento perfeito e muito confortável. Seu Chico e dona Nena deixaram  saudades!

Amigos de Santana. Fotos arquivo da família



Seu Chico e dona Nena

Seu Chico em momento especial,  com a  filha Lucimara Martins Barzan - A Mara Barzan


Seu Chico e dona Nena, curtindo os carinhos dos netos: Douglas, Helton, Joana (colo do vovô), Maecely (colo da vová), Tamires e Annelise.

Lucimara Martins, Jadir  Barzan (noivos) dona Kika, à esquerda e seu Chico e dona Nena à direta.

Um comentário: