Powered By Blogger

Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

BATIZADO DAS BONECAS EM SANTANA


Brincar de batizar as bonecas era muito comum em Santana. Esta brincadeira, hoje, esquecida era bastante comum e divertidíssima! Até os meninos participavam, porque além dos comes e bebes um deles fazia o papel de padre. Lembro-me que por conta disso existem pessoas de Santana que ainda hoje se chamam de “compadre” e “comadre”.

Esse “faz de conta” era organizada pelas meninas mais velhas da turma, que planejavam tudo, desde os convites, lista de convidados, o que seria servido, o que a boneca iria vestir; as “madrinhas” e os “padrinhos”. Todas as amiguinhas batizavam suas respectivas bonecas. Era uma verdadeira festa, que fazíamos no quintal da casa da minha avó, sombreada por diversas árvores frutíferas e com a participação das minhas primas e mais as meninas da rua.

FOTO DE UM BATIZADO DE BONECAS. O MENINO ESTÁ VESTIDO DE PADRE

Nós usávamos a bacia do rosto que servia de pia batismal, sal, um pouco de óleo (para ungir), uma folha de papel para registrar o nome das bonecas, das mães, das madrinhas. Era uma brincadeira muito saudável e divertida. O padre (o menino) dizia algumas palavras para um pequeno “sermão”, querendo imitar o padre Agenor Neves Marques e... pronto, dizia o menino: estão todas as bonecas batizadas, terminou a brincadeira, todas já tem nome, “madrinha” e “padrinho”, agora já podem chamar-se de “compadre” e “comadre” e vamos para os comes. Os comes, também, eram feitos pelas meninas, vários docinhos, balas, bolos, biscoitos e limonadas.

Creio que seria maravilhoso re-ensinar a criança, menino e menina brincadeiras mais saudáveis como esta de batizar as bonecas. Para a criança, nada é tão divertido quanto chamar o outro de “compadre” e “comadre”, como fazíamos em Santana e com tantas brincadeiras ruins por aí, bom seria mostrar para as crianças de hoje as brincadeiras de outrora, pois uma infância sem brincadeiras perde um pouco do espírito!

Um comentário:

  1. eu lembro desta brincadeira ja batizei boneca tambem era muito gostoso.ate hoje tenho comadre das bonecas...infancia que nao volta mais,se os pais hoje ensinasem seus filhos com brincadeira desse tipo,sadia,nao teria tanta maldade na cabeça das crianças e dos adolescentes...

    ResponderExcluir