Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O ENTRUDO EM SANTANA


Tem o carnaval a sua origem no entrudo português, trazido de Portugal, que chegou ao Brasil por volta do século XVI, sendo influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados ao carnaval brasileiro, mas sua origem é européia.

Avô e pai do carnaval, o entrudo era festejado antes de Cristo para comemorar a chegada da primavera. D. Pedro II e membros da família imperial gostavam de participar do entrudo.

O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.

Em Santana, não era diferente, as pessoas saiam às ruas para jogar água uma nas outras. Uma brincadeira muito saudável em que os participantes, utilizavam-se baldes de água para dar banho nas pessoas. O entrudo era a oportunidade das pessoas se manifestarem entre si, ao mesmo tempo em que se divertiam e reinventavam novas brincadeiras.

Quem nasceu em Santana e que nunca foi atingido por baldes de água? Qual morador de Santana não saiu as ruas, molhando alguém? Onde quer que a vítima se encontrasse os foliões iam ao encontro com baldes de água. Casas ficavam inundadas, passantes nas ruas encharcados e todos: senhor e senhora, pobre e rico, criança e adultos, moços e moças, todos se divertiam.

Assim, era o entrudo/carnaval em nossa querida e saudosa Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário