Powered By Blogger

Total de visualizações de página

domingo, 7 de abril de 2013

SANTANA – BOCA MALDITA




Santana, é um bairro localizado no município de Urussanga-SC, tendo como cenário a exuberante natureza da Serra Geral catarinense, a Serra do Rio do Rastro. Antes de dar vazão à exploração de carvão mineral, Santana era ocupada por colonos e usada para a agricultura. Um verdadeiro cenário verde e cinematográfico, que tinha a sua maior riqueza, os agricultores, que viviam sorrindo nos verdes de sua história.

Com a exploração do carvão, principalmente a céu aberto, trouxe para todos nós um rastro de destruição com prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e para a vida.

O meio ambiente até hoje foi camuflado pelas mineradoras para enganar a todos, plantando um pezinho  de eucalipto aqui, outro acolá, mas com o bem mais precioso que é a água, nada fizerem.

Chega de camuflagem, queremos a recuperação exatamente como estava há 60 anos...  Impossível não, não é impossível, basta apenas um pouco de humanidade dos mineradores do carvão que ficam com o bônus e deixam o ônus com os empregados e com a região e, não estão nem ai para a vida, para a natureza.

Abaixo, comparem as duas fotos, da mesma boca de mina, uma de 05/02/1973, com a mina em atividade e outra de 22/03/2013, da mesma mina, ou seja, da mina que explodiu em 1984, que matou 31 mineiros, a “Boca  Maldita”  para os senhores e autoridades verem a real  situação que os mineradores deixam as minas quando esta é   paralisada.

 BOCA DA MINA DA CCU-INDÚSTRIA CARBONÍFERA RIO DESERTO - FOTO DE 05/02/1973, EM ATIVIDADE
 
 A MESMA BOCA DE MINA QUE EXPLODIU EM 10/09/1984, QUE MATOU 31 MINEIROS, PARALISADA. FOTO DE 12/03/2013.

Um comentário:

  1. Gostei da imagem e peço permissão para usar com o devido crédito ao autor da foto. Tadêu Santos 48/99850053
    www.tadeusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir