Powered By Blogger

Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de maio de 2012

RITO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA PELAS CRIANÇAS, EM SANTANA


No mês de maio, em todas as comunidades católicas, são organizadas homenagens a Maria. São variadas as formas de tais manifestações e em Santana não era diferente.  Recordo-me que acontecia nos tempo das irmãs Beneditinas da Divina Providência. As coroações ocorriam no último dia do mês de maio, mês de Maria.


O ritual da coroação era realizado num grande altar paralelo, conforme foto abaixo, muito enfeitado com flores, papéis coloridos, véus e luzes. No centro do altar ficava a imagem de Maria e atrás dele eram colocadas as escadas onde ficavam as crianças vestidas de anjos para a coroação.

As coroações até hoje se assemelham com aquelas organizadas pelas Irmãs em Santana, muito embora existam variações nos cantos e rituais.

O ato da coroação era o último gesto do ritual. Antes dele Maria recebia o véu, o rosário e a palma nas mãos. A entrega destes símbolos era feita de forma solene e uma criança ia cantando as palavras da oferta (não lembro mais das palavras), enquanto os outros anjinhos cantavam os refrões já ensaiados e jogavam pétalas de rosas em Maria. A música da oferta intercalava a outras melodias. Por meio de aplausos e cantos toda a comunidade de Santana participava da coroação. Era fantástico participar disso tudo em Santana.

Recordo-me que, quase sempre, era a Terezinha Bittencourt quem cantava e coroava Maria. Algumas vezes a Ieda Motta e a Berta Scarsanella. Contudo, na maioria das vezes, era a Terezinha Bittencourt.  Dizem que tinha uma voz linda...

Após a saída das irmãs Beneditinas de Santana, quem ensaiava a criançada para participar deste ritual era a mãe da Cida Crescêncio e a dona Zelinda. Hoje, não sei informar se ainda acontece este ritual em Santana.

É difícil dizer qual criança não participou deste ritual, porque cada ano era um grupo diferente que participava. Sendo assim, não se pode determinar o nome exato dos participantes nesta foto.


O certo é que o mês de maio contempla a celebração de Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), que por influência dos portugueses está presente em nosso povo e o mês de outubro a celebração de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), padroeira do Brasil.

Maria é venerada como mãe e mulher. Sendo mãe de Deus, é assumida como mãe de todos os cristãos.



Como não me lembro das músicas cantadas naqueles rituais vou colocar Roberto Carlos para homenagear Maria, mãe de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário