Powered By Blogger

Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

HÁ 34 ANOS. HOMENAGEM AOS 31 MINEIROS MORTOS NA MAIOR TRAGÉDIA DA MINERAÇÃO DE CARVÃO NO BRASIL.


  
Os 31 mineiros mortos na explosão de 10 de setembro de 1984, em Santana – Urussanga-SC, na Mina da CCU (Companhia Carbonífera de Urussanga – atualmente, Carbonífera Rio Deserto Ltda):



Antonio Acedir da Silva – Urussanga
Antônio Elizário Mendes – Lauro Muller
Aloísio Schmidt – Santana
Arestides José Goulart – Santana
Cesário Borba Camilo – Santana
Dionísio Modelon da Silva – Santana
Ederli Melo – Santana
Euclides Ronsani – Santana
Francisco Jeremias – Santana
Gilmar Belmiro Ribeiro – Barro Branco
Hedi Cesário Scarabelot – Rio Carvão
Itamar Belmiro Ribeiro – Lauro Muller
Jair Mendes – Itanema
Jaime Alfredo Coelho – Lauro Muller
Jorge José Pereira – Lauro Muller
Luiz Carlos Galdino – Rio América
Luiz Carlos Leopoldino – Itanema
Luiz da Cruz – Lauro Muller
Luís César Cardoso – Barro Branco
Paulo Rogério Alves – Rio América
Pedro Engel José – Estação Cocal
Pedro Paulo Leopoldo – Rio América
Reginaldo Araújo – Santana
Ronaldo Francisco dos Santos – Santana
Santos Tezza – Lauro Muller
Vanderlei Mendes – Santana
Valdir Machado – Santana
Valdemiro Fioravante Bonot – Itanema
Vilmar Fernandes Madeira – Lauro Muller
Volnei Dalazen – Itanema
Wilson Cláudio Miranda – Urussanga.




Amigos de Santana.

domingo, 7 de setembro de 2014

SANTANA - A BOCA MALDITA QUE MATOU 31 MINEIROS EM 10 DE SETEMBRO DE 1984.





A BOCA MALDITA QUE MATOU 31 MINEIROS EM SANTANA-URUSSANGA-SC, AINDA ESTÁ ASSIM DESDE 10 DE SETEMBRO DE 1984. HÁ 30 ANOS. (foto de 12/03/2013).




A mina ainda existe em Santana, entretanto não funciona mais. Está cheia de água e a que desce dela, segundo alguns entendidos, está totalmente contaminada por enxofre, contaminando outras vertentes existentes na região.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

6º ENCONTRO DO AMIGOS DE SANTANA - URUSSANGA-SC EM 08-06-2014

Olá! amigos,


Animem-se e vamos começar a esquentar as turbinas para reviver nossa saudosa infância querida, neste encontro dos amigos de Santana, em 08/06/2014.

A liturgia da missa que acontecerá no dia 08/06/2014 sob a responsabilidade dos amigos de Santana que residem em Içara, ou seja, da família do Paulinho e da Lourdes Bitencourt (família Bitencourt/Martins de Santana).

A animação da missa pelo Coral do Sagrado Coração de Jesus, de Cocal do Sul, do qual faz parte Luiz Goulart (família Goulart/Barzan de Santana).

Assim, os amigos de Santana que residem em Içara e região, que quiserem participar da Liturgia, procurem a Kátia Bitencourt, representando a família Bitencourt/Martins e os de Cocal e região, procurem Luiz Goulart, representando e família Goulart e  Barzan.

Comunidade nos esperará com o tradicional café colonial, doado pela comunidade.

Ao meio dia o tradicional churrasco, este ano com novidades.

À tarde não se esqueçam de preparar um calçado confortável para arrastar o pé e matar a saudade de nossa terra e reviver as domingueiras de Santana... Vamos lá... A festa já começou.


A comissão.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

5º ENCONTRO DOS AMIGOS DE SANTANA




Temos em 09/06/2013, o 5º encontro dos amigos de Santana. Na semana que antecede a festa a Prefeitura Municipal de Urussanga (de 03/06 até 09/06), estará com todas as suas secretarias despachando de Santana, com atendimento direto à comunidade, desenvolvendo o projeto comunidade cidadã.

Assim, queremos ver neste encontro: filhos, filhas, noras, genros, netas, netos, bisnetos, bisnetas, tataranetos, amigos que por lá passaram e que ajudaram a construir Santana e também os amigos dos amigos de Santana, todos juntos, neste encontro.

Se você passou por Santana, conhece Santana, já ouviu falar de ou em Santana, tem algum amigo de Santana, conhece algum amigo de Santana, mesmo que virtual, também está convidado a participar deste encontro. Esperamos vocês!

Segue abaixo o programa do encontro: 

DIA 09/06 – DOMINGO – 5° ENCONTRO DOS AMIGOS DE SANTANA.
08h00min até 08h45min Encontro e chegada dos amigos ao trevo do Espilão/Sorveteria Pillon,  conforme anos anteriores. 

08h45min – Saída dos amigos, do trevo do Espilão (Sorveteria Pillon), seguindo para Santana. A entrada em Santana será de carreata, com bandeiras, fogos, balões e buzinaço. As bandeiras e balões podem ser do time ou da cor preferida, ficando a critério de cada um. Quem quiser levar bandeira amarela do Tigre, fique à vontade.

09h30min – Chegada ao pátio da Igreja, onde seremos recepcionados pela comunidade de Santana com um café colonial, servido e doado pela própria comunidade.

10h30min - Missa Festiva, sendo que a liturgia e a animação estarão a cargo dos amigos de Santana. 

11h30min – Inauguração da Capela Mortuária, com a presença do Prefeito, do vice-prefeito e demais autoridades.

12h00min – Tradicional almoço festivo, com churrasco e acompanhamento. Ingressos vendidos no local.

13h30min - Animação com domingueira que se arrastará ao longo do dia. 

Durante toda a festa haverá completo serviço de Bar, cozinha, café colonial, sorvete  e doces.  

Ressaltamos que o evento está em dia com todas as licenças e alvarás necessários e de acordo com a legislação vigente.

Vamos lá, abraçar e rever os amigos, independente de classe social, política, sexo, raça, ou crença religiosa. Isso não tem preço. 

Abraços a todos,

Amigos de Santana.
  



domingo, 7 de abril de 2013

SANTANA – BOCA MALDITA




Santana, é um bairro localizado no município de Urussanga-SC, tendo como cenário a exuberante natureza da Serra Geral catarinense, a Serra do Rio do Rastro. Antes de dar vazão à exploração de carvão mineral, Santana era ocupada por colonos e usada para a agricultura. Um verdadeiro cenário verde e cinematográfico, que tinha a sua maior riqueza, os agricultores, que viviam sorrindo nos verdes de sua história.

Com a exploração do carvão, principalmente a céu aberto, trouxe para todos nós um rastro de destruição com prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e para a vida.

O meio ambiente até hoje foi camuflado pelas mineradoras para enganar a todos, plantando um pezinho  de eucalipto aqui, outro acolá, mas com o bem mais precioso que é a água, nada fizerem.

Chega de camuflagem, queremos a recuperação exatamente como estava há 60 anos...  Impossível não, não é impossível, basta apenas um pouco de humanidade dos mineradores do carvão que ficam com o bônus e deixam o ônus com os empregados e com a região e, não estão nem ai para a vida, para a natureza.

Abaixo, comparem as duas fotos, da mesma boca de mina, uma de 05/02/1973, com a mina em atividade e outra de 22/03/2013, da mesma mina, ou seja, da mina que explodiu em 1984, que matou 31 mineiros, a “Boca  Maldita”  para os senhores e autoridades verem a real  situação que os mineradores deixam as minas quando esta é   paralisada.

 BOCA DA MINA DA CCU-INDÚSTRIA CARBONÍFERA RIO DESERTO - FOTO DE 05/02/1973, EM ATIVIDADE
 
 A MESMA BOCA DE MINA QUE EXPLODIU EM 10/09/1984, QUE MATOU 31 MINEIROS, PARALISADA. FOTO DE 12/03/2013.

SANTANA – ÁGUA SEM VIDA




Santana, é um bairro localizado no município de Urussanga-SC que por longos anos foi considerada o berço do “ouro” do carvão mineral, isto quando pertencia a MINERASIL, sendo mais tarde adquirida pela Companhia Carbonífera de Urussanga-CCU, atualmente Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda. O nome já diz tudo “Rio Deserto”.  Hoje Santana é denominada Santana – Água sem vida e os rios todos estão “Desertos”.

Toda a região sofre com a falta da água provocada pela poluição deixada pela a atividade mineradora em relação à destruição dos recursos hídricos. O carvão sempre foi o principal agente poluidor das bacias das regiões, o qual vem sendo aclamado como a energia de um futuro promissor, entretanto com um passado negro, não resolvido. 

Recentemente os políticos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul fizeram frente para que as mineradoras passem a participar do leilão para a venda do carvão mineral que fará reabrir novas minas, mais barragens, mais impactos socioambientais, com novas desapropriações de comunidades, como aconteceu em Santana com as terras das famílias “De Bona Sartor” e outros.  Antes disso, os políticos deviam primeiro fazer com que o governo e mineradoras recuperem o que foi destruído. 

É incompreensível testemunhar tamanha falta de cuidado com um bem tão precioso, sem o qual não há economia, na há desenvolvimento, não há vida, pois é a água, fonte da vida para todo o planeta. Quem viver verá...



Vejam o que a mineração do carvão fez com nossa querida Santana - Urussanga-SC, na foto   acima que tirou em 3º lugar na  categoria destruição: Paulo Roberto Citadin - Título: "Água sem Vida" - Local: Santana - Urussanga (SC) - Data: 29/02/2013. Fonte: Jornal da Manhã de criciúma-SC de (22/03/2013), publicada no dia 22 de março - Dia Mundial da água. 


As fotos abaixo, também, refletem a verdadeira situação vivida pelo descaso das mineradoras em Santana e região.


Foto de 22/03/2013
   

Foto de  12/03/2013
Foto de 11/03/2013